Apesar de não representar uma grande parcela da economia do Estado, o segmento de Hortifruti em São Paulo está na lista dos segmentos que geram mais oportunidades de emprego, de acordo com um levantamento realizado pela Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifruti do Estado de São Paulo.
Superando diversas dificuldades, como alterações climáticas e economia com oscilações e ainda com a falta de incentivos para que fosse possível o investimento em tecnologia para o setor, o segmento de Hortifruti em São Paulo está crescendo.
O agronegócio é uma das atividades que possui mais representatividade em todo o Brasil, de acordo com um levantamento realizado pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP. Com esse estudo, foi possível perceber que o setor de Hortifruti é o responsável por uma boa parcela do PIB do nosso País. Os números são ainda mais expressivos quando falamos apenas do setor de Hortifruti em São Paulo, que representa cerca de 14% do PIB do Estado e cerca de 20% do PIB referente ao Agronegócio de todo o País, de acordo com os números divulgados pelo estudo da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Um dos principais pontos do segmento de Hortifruti em São Paulo é o plantio das hortaliças, onde o estado paulista é responsável por abrigar uma das regiões produtoras e também fornecedores para as demais cidades, tanto dentro do estado quanto para outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A distribuição graças a um plantio saudável realizado por São Paulo oferta produtos para o mercado com alta qualidade e preços que são competitivos, tornando-se uma das principais referências no segmento. De acordo com um levantamento realizado pela CAGED- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, são mais 1.000 postos de trabalho sendo oferecidos em todo o estado, sendo responsável por auxiliar a economia do Estado a se levantar dessa crise, que está assolando todos os setores da economia.
Atualmente o mercado de HortiFruti em São Paulo produz todo o mês, mais de 10 milhões de hortaliças para distribuição em outras cidades e para o próprio estado. Com números tão impressionantes, ainda é possível se impressionar com outro dado, que é a produção por ano de alface em São Paulo, onde em 2010 foram mais 6 milhões de pés e em 2013 esse número alcançou 14 milhões, sendo uma crescente contínua a cada novo ano.
Mesmo com tamanha representatividade para a economia de São Paulo, é um segmento que ainda sofre muito com diversas dificuldades, como a ausência de incentivos do governo para investir em tecnologia para o campo. Um dos exemplos que podemos citar foi a crise hídrica que assolou o estado em 2014, sendo o setor de Hortifruti um dos mais afetados.
Existe um esforço de mobilização e conscientização para que o governo reconheça a importância do setor de Hortifruti em São Paulo, para que assim, as boas práticas agrícolas e incentivos importantes para o segmento possam chegar até esse segmento. Proporcionando maior qualidade para os consumidores e melhoria dos preços tornando o mercado um pouco mais competitivo e lucrativo no que tange o setor de Hortifruti.
A Cavalcante Hortifruti é uma empresa especializada na distribuição de frutas, verduras, legumes frescos e congelados para empresas em geral, como restaurantes, cozinhas industriais, bares, casas noturnas, hotéis, escolas, hospitais, creches e food truck.
Possui muitos anos de tradição além de preço baixo e rapidez na entrega!
Conheça um pouco mais da Cavalcante Hortifruti e leve pra sua empresa o que há de melhor em Hortifruti!
Acesse nosso site agora!